Mundo

Portugal acusa Guiné-Bissau de atacar liberdade de imprensa ao suspender RTP, RDP e Lusa

A decisão de Guiné-Bissau de suspender as operações de RTP, RDP e Lusa, por incumprimento contratual, é “um atentado à liberdade de imprensa”. A expressão é do Governo português, num comunicado assinado pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Cultura.

No texto, os dos Ministérios defendem que a decisão hoje anunciada pelo ministro guineense da Comunicação Social é “um atentado à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa”.

Portugal “lamenta profundamente a ameaça de suspensão das atividades da RTP, da RDP e da Agência Lusa em Bissau”, refere ainda o comunicado, que classifica “este tipo de ultimatos” como “inaceitável, especialmente quando se trata de dois países ligados por laços tão estreitos, como Portugal e a Guiné-Bissau”.

“Tal intenção constitui igualmente um atentado à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa, princípios expressamente consagrados na Constituição da República da Guiné-Bissau e igualmente garantidos através dos compromissos internacionais que a Guiné-Bissau assumiu no plano multilateral, incluindo no âmbito das Nações Unidas e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, frisam os dois Ministérios portugueses.

Em destaque

Subir