Cultura

Portuenses abrem as suas casas à nova criação do Teatro do Vestido

Espolios_Joao_Tuna_900Espetáculo Espólios é inspirado no estudo de Daniel Miller e constrói-se a partir do interior de casas particulares e dos objetos que as preenchem.

Um espetáculo sobre a intimidade das casas a partir das “coisas” que as recheiam. É este o mote de Espólios, uma coprodução do Teatro do Vestido e do Teatro Nacional de São João (TNSJ), que se estreia a 5 de maio e que permite aos espectadores deambularem por casas particulares da baixa do Porto e descobrirem os objetos que lá existem e as histórias de vida a eles associadas.

Depois de em 2012 palmilhar as ruas à descoberta da cidade que se julga conhecer em Esta é a minha cidade e eu quero viver nela, um assinalável êxito que gerou uma empatia especial com os habitantes da cidade, o público teve a oportunidade de, em 2014, ingressar numa viagem por quartos vazios, cheios de possibilidades, confissões e memórias em Até comprava o teu amor.

Dois anos volvidos, o Teatro do Vestido regressa ao Porto para dar a conhecer o interior das casas e das pessoas, as suas coleções, fetiches e também despojamentos.

Inspirado no estudo Stuff do antropólogo Daniel Miller, no qual refere que “as coisas fazem-nos, tanto quanto nós fazemos as coisas”, Espólios apresenta uma nova maneira de olhar para os objetos que rodeiam as pessoas e o que essas “coisas” dizem da sua vida social e pessoal.

Com uma duração aproximada de três horas, o espetáculo inicia-se às 20h30 no Teatro Carlos Alberto (TeCA) com saída prevista às 20h45 para as diversas casas. No total vão ser visitadas sete moradias – 15 minutos em cada uma –, dispostas ao longo da rua da Firmeza, rua João das Regras, rua D. João V e rua do Bolhão, onde decorre a cena final do espetáculo.

O espetáculo está em cena até 15 de maio, sendo que o preço dos bilhetes é de 10 euros.

Associado a este espetáculo está ainda o lançamento do livro Até Comprava o teu amor, agendado para o dia 11 de maio, às 18h00, no Centro de Documentação do TNSJ, no Mosteiro São Bento da Vitória. A sessão conta com a presença de Joana Craveiro, Jorge Louraço Figueira e Mónica Guerreiro.

Em destaque

Subir