Nas Notícias

Porto: PSP faz apreensão recorde de heroína, no valor de um milhão de euros

Uma operação da PSP, envolvendo 230 efetivos, levou à maior apreensão de heroína no Porto. O montante apreendido teria um valor de mercado de um milhão de euros. Foram detidas 29 pessoas, das quais 11 ficaram em prisão preventiva.

A PSP do Porto realizou a maior apreensão de sempre de heroína: mais de seis quilos de droga, em estado puro.

Atendendo a um valor de mercado de 50 euros por grama, o montante apreendido corresponde a cerca de um milhão de euros.

Operação da PSP envolveu 230 efetivos, decorreu em três fases e deteve 29 pessoas. 11 delas ficaram em prisão preventiva. Droga valeria um milhão de euros no mercado

Afonso Sousa, da Divisão de Investigação Criminal do Porto, afirmou que a operação “destaca-se pela grande apreensão” de heroína, “sendo que a maioria dela está em estado puro e por preparar”.

Após dois anos de investigação, a operação, tão complexa que teve de ser dividida em três fases, acabou por resultar na “maior apreensão de heroína de sempre de uma vez só” por parte daquela divisão da PSP.

A operação levou à detenção de 29 pessoas, das quais 11 estão em prisão preventiva, e à apreensão de 160 mil euros em dinheiro.

De acordo com Afonso Sousa, os detidos, com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos, não ofereceram resistência no momento da detenção.

A alegada rede, de nível familiar, atuava mediante uma hierarquia e a maioria dos envolvidos não desempenhava qualquer profissão.

A operação envolveu 230 agentes da PSP do Porto, que realizaram buscas em vários bairros, nomeadamente Bairro Pinheiro Torres do Porto, Pasteleira, Pasteleira Nova, Bairro da Mouteira e Bairro Rainha Dona Leonor.

Em duas fases anteriores da operação, a investigação estendeu-se também à Maia, Santa Maria da Feira e Rio Tinto.

Só ontem, a última das três fases da operação, foram apreendidos mais de cinco quilos de heroína, cerca de um quilo e meio de cocaína e 130 gramas de haxixe, tendo sido detidos dez homens e três mulheres.

Foram também apreendidas armas, com várias delas a serem “proibidas”, e munições.

Em comunicado, a PSP esclareceu que a droga apreendida corresponde a 62.100 doses individuais de heroína e 13.850 doses de cocaína.

Os elementos envolvidos devem ser acusados por tráfico de droga e associação criminosa.

Em destaque

Subir