Motores

Porsche vence umas ‘loucas’ 24 Horas de Nurburgring

O mau tempo, múltiplos acidentes e um ‘sprint’ final de 90 minutos marcaram a edição 2018 das 24 Horas de Nurburgring, ganhas pelo Porsche 911 GT3 R # 912 da Manthey Racing, tripulado por Fred Makowieki, Richard Lietz, Patrick Pilet e Nick Tandy.

É que embora tenha sido extamente o outro Porsche da equipa de Olaf Manthey a conseguir a ‘pole position’ e a dominar a primeira metade da corrida, a verdade é que acabou por ser vítima de um grande acidente durante a madrugada, marcada pela chegada da chuva e depois do nevoeiro. Condições terríveis que obrigaram a uma prolongada interrupção, que durou até hora e meia da altura inicialmente prevista para a prova terminar.

Assim foi um duelo em ‘sprint’ a que o Porsche # 912 e o Mercedes AMG GT3 # 4 se entregaram, com Adam Christodoulou a tentar tudo por tudo para ultrapassar Fred Makowieki. Chegou mesmo a tentar a ultrapassagem no circuito permanente de Nurburgring, os dois carros tocaram-se, mas o britânico do Mercedes saiu-se pior, muito embora o francês do Porsche tenha chegado a ir fora de pista, enquanto o AMG GT3 amarelo e preto entrava em pião.

Este incidente acabou por permitir a Makowiecki ficar com uma boa margem na fase final da prova, dando à Porsche a sua primeira vitória na prova desde 2011. Isto após uma prova muito complicada para o carro # 912, nomeadamente uma penalização de três minutos e meio por infração de excesso de velocidade durante uma situação de neutralização de corrida (código 60).

Christodoulou acabou por cruzar a meta no Mercedes # 4, que dividiu com Maro Engel, Manuel Metzger e Dirk Muller e chegou a liderar a corrida por várias vezes. A equipa Black Falcon conseguiu colocar dois carros no pódio final, já que o AMG GT3 # 5 terminou na terceira posição, tripulado por Yelmer Buurman, Thomas Jager, Jan Seyffarth e Luca Stolz, com o holandês a conseguir defender-se da forte pressão exercida nas últimas voltas pelo Aston Martin Vantage GT3 # 007 guiado por Maxime Martin, naquela que foi a última prova oficial do atual modelo da marca britânica.

Classificação

1º Lietz/Pilet/Makowiecki/Tandy (Porsche) 135 voltas

2º Engel/Christodoulou/Metzger/D.Muller (Mercedes) + 26,413s

3º Buurman/Jager/Seyffarth/Stolz (Mercedes) + 9m56,954s

4º Martin/Sorensen/Thiim/Turner (Aston Martin) + 1 volta

5º Haupt/Bastian/Johansson/Piana (Mercedes) + 1 volta

6º Mies/K.Van der Linde/S. Van der Linde/Rast (Audi) + 2 voltas

7º Haase/Stippler/Vervisch/N.Muller (Audi) + 2 voltas

8º Oliver/Krumbach/Menzel (Ferrari) + 3 voltas

9º Bachler/S.Muller/Ragginger/Werner (Porsche) + 3 voltas

10º Heyer/Asch/Sandstrom/Vautier (Mercedes) + 3 voltas

Em destaque

Subir