Motores

Porsche vence as 6 Horas de Nurburgring

WebberHartleyBernhardNurburgring2

Apesar do domínio inicial da Audi, a Porsche chamou a si a vitória nas 6 Horas de Nurburgring, quarta prova do campeonato do mundo de resistência (WEC) que este domingo se disputou no circuito alemão.

Guiando o 919 Hybrid n.º 1, Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard obtiveram um triunfo importante numa corrida bastante disputada entre Porsche e Audi.

Embora a marca dos quatro anéis largasse na frente para a corrida, com o R18 e-tron quattro n.º 7 a partir da ‘pole position’, a verdade é que o favoritismo da Audi foi desde logo contestado pela Porsche.

A maior oposição ao Audi de Marcel Fassler e André Lotterer veio desde logo de Neel Jani, que no Porsche n.º 2 procurou colocar-se na luta pela liderança nas primeiras curvas da longa corrida.

No entanto, nem os pilotos do Porsche n.º 1 nem os do Audi n.º 8 estiveram longe das posições cimeiras, e ambos passaram pela liderança, ainda que à entrada para a penúltima hora as coisas ‘fervessem’ na disputa entre Neel Jani e André Lotterer, com o contacto entre os carros de ambos a acontecer por mais de uma vez.

DuvalDiGrassiJarvisNurburgring2

Contudo o pior estava para vir, quando o suíço colidiu com o Porsche 911 RSR GTE n.º 88 da Abu Dhabi Proton e foi penalizado com uma passagem pela via das boxes. Isso afastou definitivamente o piloto do 919 Hybrid n.º 2 da discussão do triunfo, que acabaria por ir para o outro LMP1 da Porsche.

A refrega com o Porsche n.º 2 também teve consequências para o Audi n.º 7, que acabou no último lugar do pódio, atrás do e-tron quattro n.º 8, guiado por Loic Duval, Lucas di Grassi e Oliver Jarvis.

Já a Toyota desiludiu depois da performance de Le Mans, uma vez que os seus TS050 terminaram no quinto e sexto lugares em bem longe da concorrência, com o n.º 5 a levar a melhor sobre o n.º 6, que teve problemas de motor na quarta hora de prova.

Já na categoria LMP2 a Signature Alpine obteve a terceira vitória da época em quatro provas, graças a turnos de condução por parte de Nicolas Lapierre. O francês impôs-se com cerca de 20 segundos de vantagem sobre o Ligier JSP2 Nissan da RGR, guiado por Filipe Albuquerque, Bruno Senna e Ricardo Gonzalez.

LapierreNurburgring2

Se Albuquerque não conseguiu ganhar em Nurburgring, Pedro Lamy fê-lo, impondo-se na categoria GTE AM, aos comandos do Aston Martin Vantage que mais uma vez dividiu com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda. Subiram todos ao pódio e Rui Águas também, já que o algarvio foi terceiro na classe, no Ferrari 458 Italia da AF Corse que partilhou com François Perrodo e Emanuel Collard.

Classificação
1.º Webber/Hartley/Bernhard (Porsche) 194 voltas
2.º Duval/Di Grassi/Jarvis (Audi) + 53,787s
3.º Fassler/Lotterer (Audi) + 54,483s
4.º Jani/Dumas/Lieb (Porsche) + 1m37,324s
5.º Davidson/Buemi/Nakajima(Toyota) + 1 volta
6.º Sarrazin/Conway/Kobayashi (Toyota) + 4 voltas
7.º Tuscher/Kraihamer/Imperatori (Rebellion) + 16 voltas

Em destaque

Subir