Crónicas

Por não pensar

« Qual é a tarefa mais difícil do mundo ? Pensar »

Ralph Waldo Emerson

As autoridades francesas finalmente decidiram acabar com a «selva» em Calais, nome dado ao aglomerado de tendas e construções improvisadas construídas por migrantes enquanto esperam pela oportunidade de fazer a travessia para o Reino Unido.

O facto de as eleições presidenciais francesas acontecerem para o ano, e de o presidente Hollande precisar de mostrar ao seu eleitorado que consegue resolver o problema pode ser apenas uma coincidência.

Os habitantes da « selva» foram transportados para vários centros de acolhimento por toda a França, o que na perspectiva de alguns foi apenas diluir o problema. Calais vai continuar a ser o mais fácil local de acesso ao Reino Unido, e muitos acreditam que será apenas uma questão de tempo até que uma nova « selva » surja. A crença de que uma vida no Reino Unido é solução para um futuro melhor ainda prevalece, e isso parece justificar qualquer risco.

Gostando-se ou não a realidade é que enquanto não encontrarem nos seus países de origem o que procuram em diversos países da Europa, muitos vão continuar a arriscar a vida.

As probabilidades de surgirem outras «selvas» pela Europa são grandes. Estes acontecimentos podem ter influência nas eleições francesas e alemãs, o que equivale a dizer que irá ter repercussões na União Europeia.

A incapacidade para resolver a questão dos migrantes na origem mostrou que a passividade tem custos elevados e alguns ainda não estão contabilizados!


Patrocinado

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir