Mundo

A poluição engorda e aumenta o colesterol, revela estudo

Já se sabia que a poluição provoca problemas respiratórios e aumenta as probabilidades de contrair doenças infecciosas. Um estudo realizado em Pequim, na China, por investigadores da Universidade de Ohio, revela que a poluição também engorda e aumenta o colesterol.

Graças a um estudo realizado em Pequim – cidade que apresenta níveis de poluição extremamente elevados – uma equipa de investigadores da Universidade de Ohio concluiu que a poluição engorda, aumenta os níveis de colesterol e riscos de inflamação dos tecidos.

Os investigadores norte-americanos recorreram aos elevados níveis de poluição de Pequim, bombeando ar da capital da China para um compartimento onde foram colocadas ratas de laboratório grávidas.

Um grupo de animais foi submetido a ar extremamente poluído daquela cidade chinesa. Outro grupo também foi fechado noutro compartimento, mas com ar muito menos poluído. As ratas deram à luz e os filhos permaneceram nos respetivos espaços, ao lado das mães.

Para aumentar o rigor do estudo, os investigadores recorreram a ratos de laboratório muito semelhantes: da mesma raça, com os mesmos níveis de colesterol, o mesmo peso.

A alimentação que tiveram durante o período da experiência também foi a mesma para os dois grupos, sendo que a única diferença era a qualidade do ar que respiravam.

Durante 19 dias, ficaram sujeitos àquelas condições. E no final daquele período, os cientistas realizaram exames.

Os animais que estiveram encerrados em compartimentos com ar poluído apresentavam mais peso e maiores níveis de colesterol, comparativamente com as que respiraram ar menos poluído.

Por outro lado, os ratos expostos a poluição apresentavam maiores dificuldades em transformar o açúcar ingerido em energia (risco de diabetes) e tinham mais inflamações nos tecidos corporais.

Os ratinhos que nasceram durante a experiência eram mais gordos, tal como as mães.

Os investigadores não avançam com uma explicação para este fenómeno e ainda necessitam de avançar nos estudos para perceber por que razão a poluição interfere de forma tão significativa com o metabolismo dos animais, sobretudo no que diz respeito ao  processamento do açúcar e ao armazenamento de gordura.

Desse modo, vão avançar na pesquisa, analisando ratos em ambientes poluídos e saber de que forma se pode estabelecer um paralelo rigoroso com os seres humanos.

Em destaque

Subir