Insólito

Polícia usa taser contra um cego por julgar que a bengala era uma espada ameaçadora

taserAs autoridades inglesas dispararam um taser contra um invisual, depois de serem chamadas a travar um “homem munido de uma arma de samurai”. Afinal, trata-se de um cego, de 61 anos, que teve de ser assistido num hospital, até porque padece de problemas cardíacos.

A polícia de Chorley, no nordeste de Inglaterra, já apresentou um pedido de desculpa por ter disparado com um taser contra uma pessoa invisual, um homem de 61 anos, que teve de receber assistência médica num hospital.

A intervenção das autoridades – um violento choque de 50 mil volts – surgiu após uma denúncia, que dava conta de um homem, munido de uma espada de samurai, que circulava na cidade de Chorley. Afinal, a espada de samurai era a bengala que serve de guia a um cego.

O ataque inusitado ao invisual, Colin Farmer ocorreu na passada sexta-feira, numa via pública daquela cidade. O homem recebeu ordem para parar, mas não a acatou, por considerar que não era o alvo das autoridades. Segundo o The Guardian, perante o desrespeito da ordem, a polícia inglesa decidiu disparar o taser.

“Parecia que estava preso num pesadelo e fiquei aterrorizado. Senti algo a bate-me nas costas e não sabia que era um taser. Caí imediatamente ao chão”, Colin Farmer, que acabou por necessitar de tratamento hospitalar. Entretanto, a polícia pediu desculpa pela intervenção desadequada.

Colin conta ainda que explicou aos polícias que era cego, que “anda a passo de caracol” e que o uso do taser era escusado. Acresce que este invisual padece de problemas de coração e em março passado sofreu o segundo ataque cardíaco da sua vida.

O caso resultou numa investigação da Comissão Independente de Queixas à Polícia e num pedido de desculpas das autoridades, que segundo aquela comissão “fizeram este homem passar por uma experiência traumática”.

Um taser é uma arma elétrica que tem como objetivo neutralizar suspeitos que causem ameaça. Não é letal, mas extremamente dolorosa, sendo que o efeito se prolonga durante vários segundos – tempo suficiente para que as autoridades intervenham. Dois fios conduzem a carga elétrica de 50 mil volts.

Há poucos dias, no entanto, um homem morreu, depois de a polícia ter disparado de forma reiterada o seu taser contra o mesmo suspeito. leia mais

Em destaque

Subir