Mundo

Polícia holandesa vai confiscar roupa a jovens que não comprovem a compra

A polícia da cidade holandesa de Roterdão vai iniciar um projeto que pretende confiscar roupas caras e acessórios a jovens que aparentem não ter capacidade financeira para as comprar.

Os agentes policiais vão andar pelas ruas atentos a jovens que não aparentem ter capacidade financeira para suportar peças de roupa ou acessórios caros, sendo que, na falta de comprovativo de compra, as peças poderão ser confiscadas.

Em declarações ao jornal The Independent, o chefe da polícia de Roterdão explicou que o objetivo é reduzir a criminalidade.

“Normalmente são jovens que se consideram intocáveis. Vamos despi-los na rua”, afirmou. “Geralmente tiramos alguns Rolex. Roupas raramente. Alguns jovens andam com casacos de 1800 euros. Não têm salário, portanto a questão é como é que o obtiveram”, questionam.

A medida tem despertado várias reações negativas, entre as quais a do procedimento se assemelhar a um julgamento precoce, tendo por base a etnia desses jovens.

“Entendemos que não querem criar a ideia de que isto não é uma questão étnica, mas as hipóteses disso acontecer são bastantes grandes”, considerou Anne Mieke Zwaneveld, a provedora da cidade.

A prática terá início na zona oeste da cidade, sendo que a polícia de Roterdão avançou que, para já, irá incidir sobre um gang em particular.

Em destaque

Subir