TV

Polícia agride uma jornalista em direto para a televisão (vídeo)

Não é a primeira vez, nem será a última. Esta ocorreu no Líbano: durante uma manifestação, a polícia agrediu, com o cassetete, uma jornalista que estava em direto para a televisão.

Basta recuar até 2012 para recordar um episódio semelhante em Portugal. Durante a manifestação da Plataforma 15 de outubro, no Largo do Chiado, em Lisboa, um agente da PSP agrediu com o cassetete Patrícia Melo, quando a fotojornalista da France Press em Portugal estava em trabalho.

José Sena Goulão também foi agredido por um outro agente, na mesma manifestação e no mesmo local, isto apesar de se ter identificado como fotojornalista da agência Lusa, numa altura em que já tinha sido atirado ao chão.

O caso deste vídeo ocorreu no Líbano, onde milhares de pessoas se juntaram para protestar contra a chamada ‘crise do lixo’: para além da falta de recolha dos resíduos urbanos, a população depara-se com faltas constantes no abastecimento de água e da eletricidade.

Quando cobria a manifestação, estando visivelmente identificada como profissional (até por segurar um microfone e estar em frente a um operador de câmera), uma jornalista foi agredida pela polícia, à bastonada, no preciso momento em que estava em direto para a televisão.

Como curiosidade, refira-se que os problemas na recolha do lixo deram o mote ao lema “o pior lixo são os políticos”, que os manifestantes usam para reclamar uma mudança no regime político.

https://www.youtube.com/watch?v=XtsclPp_1ik

Em destaque

Subir