Nas Redes

Texto de Pedro Chagas Freitas em manual escolar provoca polémica nas redes sociais

pedro-chagas-freitas-polemicaNo regresso às aulas, um escritor encontrou, num manual do primeiro ano, um texto de Pedro Chagas Freitas. “Os responsáveis de um Ministério que aceita isto, não prometem falhar: falharam mesmo. Redondamente”, criticou Possidónio Cachapa.

Na origem da polémica está o texto ‘Borboletas na Barriga’, no qual Pedro Chagas Freitas descreve as sensações de uma criança ao entrar pela primeira vez na escola.

Só que Pedro Chagas Freitas é o mesmo escritor que, em dezembro de 2014, criticou as crianças de hoje por não “prestarem para nada”.

“As crianças de hoje não prestam para nada. As crianças de hoje não prestam para nada porque os pais de hoje não prestam para nada. As crianças de hoje deviam estar no museu – e não na rua”, escreveu o autor de ‘Prometo falhar’.

Nas últimas horas, as redes sociais ‘perceberam’ o mesmo escritor para quem “já não se fazem crianças como antigamente” tem um texto num manual para as crianças do primeiro ano de escolaridade… e a polémica estalou.

Neste “país escatológico”, escreveu Possidónio Cachapa, “isto só merece uma pergunta: Que merda é esta?! Ou melhor, duas: Que merda de Ministério aprovou esta ideia de merda de uma editora que contratou alguém que teve a mais merdosa das visões do que deve ser a educação em Portugal”

“Os responsáveis de um Ministério que aceita isto, não prometem falhar: falharam mesmo. Redondamente”, ironizou o também escritor.

Outro dos internautas mais citados nesta polémica é Mário Cunha: “O dia em que começou o outono de 2016 ficará para sempre na memória como o dia em que soubemos que a chaga mais verminosa (roubado ao português do Brasil, abençoado) chegou a um manual do primeiro ano de escolaridade em Portugal”.

O texto de Pedro Chagas Freitas está publicado no manual ‘A turma do Pedro’, da Edições Livro Directo: sim, o Ministério que obriga os manuais a seguirem o Acordo Ortográfico refere-se à editora com o ‘c’ em ‘Directo’.

Em destaque

Subir