Mundo

Pode conversar com Obama pelo Messenger, mas é preciso ser criativo

Está aberto um espaço de diálogo com a Casa Branca, através do Messenger do Facebook. Para falar com Barack Obama, tem de ser criativo (e norte-americano), porque o Presidente dos EUA só vai responder a 10 mensagens por dia.

O Presidente Obama já tinha mostrado aptidões para lidar com as redes sociais e novas tecnologias. Agora, através da conta The White House, o espaço da Casa Branca no Messenger, reforça essa aposta. Mas Obama vai deixar muita gente sem resposta…

A Casa Branca reforça a aposta nas redes sociais, com Barack Obama a disponibilizar-se para responder a 10 comunicações por dia, mas apenas a cidadãos norte-americanos.

“Todos os dias, o Presidente Obama irá ler 10 mensagens que lhe forem enviadas pelos norte-americanos. A partir de hoje, pode enviar uma mensagem para a Casa Branca via Facebook Messenger. Tal como envia uma mensagem aos seus amigos, pode ir à página The White House e clicar em ‘mensagem’, para partilhar as suas ideias connosco”, pode ler-se, num post publicado na página oficial da Casa Branca.

De acordo com Jason Goldman, responsável pelo departamento digital da Casa Branca, esta ação insere-se numa política de Obama, em reforçar as “formas de contacto” entre cidadãos e responsáveis governamentais.

Além de conta no Facebook e de se predispor a comunicar pelo Messenger, o Presidente dos EUA está ‘online’ através do Twitter, do Snapchat e até em plataformas oficiais de petições via Internet.

Não admira que Barack Obama se ligue ao Messenger, uma poderosíssima ferramenta de comunicação online. Para entender o Messenger, melhor do que palavras, há números:

– Mil milhões de pessoas utilizam o Messenger todos os meses;

– É a segunda aplicação mais popular de sempre para iOS, logo atrás do Facebook;

– Mais de mil milhões de mensagens são enviadas mensalmente entre pessoas e empresas. Este número, mais do que duplicou desde o ano passado;

– Desde que a plataforma abriu, foram lançados mais de 18 mil ‘bots’ no Messenger e mais de 23 mil ‘developers’ inscreveram-se no ‘Wit.ai’s Bot Engine’;

– Dez por cento de todas as chamadas VoIP em todo o mundo são feitas através do Messenger.

– As pessoas enviam mais de 17 mil milhões de fotografias a amigos através do Messenger, todos os meses;

– Em média, mais de 22 milhões de GIF’s são enviados todos os dias via Messenger, o que representa 254 GIF’s por segundo;

– Estão disponíveis no Messenger mais de 250 pacotes de ‘stickers’ com mais de 4000 ‘stickers’. Mais de 380 milhões de ‘stickers’ são enviados todos os dias;

– O Messenger foi descarregado mais de mil milhões de vezes em Android;

– As pessoas jogaram no Messenger mais de 1,2 mil milhões de jogos de basquetebol.

Em destaque

Subir