Mundo

Plataforma ajuda estudantes a financiar a sua formação

A European Funding Guide, organização sem fins lucrativos, garante apoio financeiro a estudantes, no âmbito de um projeto financiado pela União Europeia. A plataforma online já permitiu ajudar alunos de 16 países e criar 12 mil bolsas de estudo, bem como conceder outro tipo de apoios, avaliados em 27 milhões de euros por ano.

As dificuldades financeiras são a principal razão para o abandono escolar, já no ensino superior, ou mesmo antes deste patamar de formação.

Para combater este problema, foi desenvolvido um projeto, em parceria com a Comissão Europeia. O European Funding Guide é já a maior plataforma do género. Já permitiu ajudar alunos de 16 países e criar cerca de 12 mil bolsas de estudo, sob o mote “encontra fundos para a tua educação”.

Cerca de 27 milhões de euros por ano são aplicados no apoio aos estudantes, em bolsas de estudo, subsídios, entre outro tipo de suporte.

A plataforma é gratuita, está disponível em quatro línguas (para já, ainda não conta com o Português) e pode ser usada por estudantes da licenciatura, mestrado e doutoramento.

O site também inclui informações sobre bolsas de estudos. E ajuda a quebrar mitos sobre esta temática.

O projeto é promovido por 38 figuras públicas, entre os quais alguns vencedores do Prémio Nobel.

Este projeto teve origem na Alemanha, onde foi lançado o ‘myStipendium’, uma plataforma online de correspondência de bolsas de estudos que foi visitada por 80 mil alunos por mês.

O myStipendium foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação social alemães e viria a ser seis vezes premiado.

Em destaque

Subir