Fórmula 1

Pirelli confirma pneu hiper macio para 2018

A Pirelli, fornecedor exclusivo de pneus para a Fórmula 1, confirmou que vai criar sete compostos de pneus ‘slick’ (piso seco) para a temporada de 2018, introduzindo um novo pneu híper macio e um super duro, a última medida do construtor milanês como resposta à “política de segurança” da disciplina.

A Pirelli optou por uma abordagem cautelosa em 2017 em termos de seleção de compostos, depois de adotar pneus maiores, face às alterações regulamentares introduzidas nos carros deste ano, mais rápidos do que os seus antecessores.

Nesta quinta-feira, em pleno Circuito de Yas Marina, onde este fim de semana tem lugar o Grande Prémio do Abu Dhabi, o último da temporada, a Pirelli apresentou uma gama mais alargada, com o pneu híper macio a exibir uma banda lateral cor de rosa, bem como um pneu super duro, que se distingue por uma banda lateral laranja.

O pneu híper macio foi selecionado como o nome para o novo composto mais macio, na sequência de uma sondagem na internet, recebendo 62 % dos votos ‘online’. Como o pneu super duro possui uma banda laranja o pneu duro passa a ter uma banda ‘azul gelo’, com os restantes compostos a manterem as mesmas cores usadas este ano.

Na próxima semana, logo após o último Grande Prémio da época no Circuito de Yas Marina, as equipas vão usar uma gama revista de pneus pela primeira vez, que cada escuderia vai montar nos seus monolugares na terça-feira e na quarta-feira.

Tal como em 2017, na próxima temporada haverá três compostos de pneus por cada Grande Prémio. Os intermédios e os de chuva terão também “algumas melhorias técnicas” para 2018, sengo a Pirelli, embora não tenham mudado de cor.

Em destaque

Subir