Tecnologia

Pirataria: Google recebe por minuto 1500 pedidos de remoção de conteúdos

fbi piratariaA pirataria informática está a crescer, diz o Google. Os dados do motor do busca indicam que, a cada minuto que passa, surgem 1500 pedidos de remoção de ligações (URL) para sites com conteúdos alegadamente ilegais.

O relatório foi revelado no site The Next Web: só em outubro, o Google recebeu 65 milhões de queixas de violação de direitos de autor e o correspondente pedido para remover os sites piratas da lista de resultados do motor de busca.

Feitas as contas, a média aponta para dois milhões de casos por dia, 1500 por minutos. Em 2011, havia poucas centenas de pedidos de remoção de links por dia.

Esses 65 milhões de pedidos foram apresentados por apenas 5609 entidades.

O mesmo relatório salientou que, apesar de uma grande parte dos pedidos revelar mesmo a existência de conteúdos ilegais, há um número cada vez maior de pedidos duplicados ou com os links incorretos.

Há também cada vez mais pedidos a pedir o bloqueio de sites que têm conteúdos da própria autoria ou com um sistema específico para conteúdos com direitos de autor.

A questão levou o Google a ajustar os algoritmos do motor de pesquisa, no ano passado, com a intenção de baixar a relevância dos sites com mais referências a conteúdos piratas.

Em destaque

Subir