TV

Pirataria: Checo ‘condenado’ a fazer vídeo viral no YouTube

Um jovem checo foi condenado a pagar uma indemnização superior a seis milhões de coroas checas por ter disponibilizado software “das empresas ricas para os consumidores”. Como não conseguia pagar, chegou a acordo com os queixosos e fez um vídeo a condenar… a pirataria informática.

Jakub F, o jovem checo apanhado na pirataria de software, tinha de dar o exemplo num vídeo que tinha de ser viral: pelo menos 200 mil visualizações em dois meses.

‘A História da Minha Pirataria’, assim se chama o vídeo (em checo), é o testemunho de um pirata a revelar que o crime não compensa.

Durante oito anos, Jakub F disponibilizou os Windows 7 e 8 e muitos outros conteúdos pagos, como filmes e álbuns de música, através de vários sites de compartilhamento de arquivos.

Só que este anónimo jovem checo foi apanhado e processado por gigantes como a Microsoft, a 20th Century Fox, a Sony Music e a HBO Europa, que calcularam as perdas num montante superior a seis milhões de coroas checas (quase 222 mil euros).

“Apesar de muitos, por todo o mundo, correrem o ‘warez’ fui eu que fui apanhado”, lamentou-se.

Jakub F teria de trabalhar toda uma vida para cobrir os danos e o mais provável era que não fosse o suficiente, como reconheceu a Business Software Alliance (BSA), que representou a Microsoft neste processo.

Os fabricantes de software propuseram uma alternativa: uma multa simbólica (de valor não revelado) e a participação de Jakub F num vídeo a condenar a pirataria. Mas, para que o apelo do pirata fosse sincero, o vídeo teria de atingir as 200 mil visualizações em dois meses.

A marca foi atingida logo nos primeiros dias e aproxima-se rapidamente de um milhão de visualizações, quando ainda falta mais de um mês para o fim do prazo.

Contudo, os comentários mostram que o vídeo pode ter um efeito contrário ao pensado pelos gigantes do software. Os comentários a favor da pirataria e condenando os lucros das grandes multinacionais, assim como os preços que estas exigem por alguns produtos, são os mais virais.

Em destaque

Subir