Sociedade

Pirataria: Ataque do Anonymous revela cartões de crédito portugueses

anonymous_1O ataque que noticiamos ontem, do grupo de piratas Anonymous à empresa de segurança Stratfor, fez com que alguns números de cartões de crédito de portugueses fossem divulgados numa lista publicada online.

A informação é avançada esta terça-feira pelo jornal i, citado pelo DN. Alguns números de cartões de crédito roubados da base de dados da companhia Stratfor, especializada em armazenamento de dados relativos ao meio empresarial, são de portugueses.

Entre as vítimas estão elementos das forças de segurança portuguesas e jornalistas, por exemplo.

Segundo uma mensagem publicada no Twitter do grupo de piratas, cerca de 200 gigas de informação foram roubados. Posteriormente, a organização terá feito uso desses mesmos cartões de crédito para efetuar doações a instituições de caridade, num total de cerca de um milhão de dólares. O Anonymous utilizou a mesma rede social de microblogging para publicar os recibos das transferências.

Além de informações bancárias, terão sido também roubadas outras como nomes, moradas e até números de telefone.

O Anonymous é um dos grupos de hackers mais conhecidos do mundo. No passado mês de novembro, a organização deu início aquela que chama a operação Robin Hood, cujo objetivo é roubar aos ricos para dar aos pobres. Saiba mais aqui.

Outra ação deste grupo de piratas, em outubro passado, teve como alvo sites com conteúdo de pedofilia. Saiba mais aqui.

Mais partilhadas da semana

Subir