Apresentações/Novidades

Peugeot desvenda novo 308

A Peugeot desvendou a nova geração do 308, que pretende manter a sua senda de sucesso no mercado, apresentando uma estética renovada, na qual se destaca uma nova grelha um capot redesenhado e a assinatura luminosa LED. Uma identidade que transparece a tecnologia do seu interior. É que no rol de equipamento deste ‘leão’ está o Peugeot i-Cockpit, onde se inscrevem, entre outras coisas, um ‘touchscreen’ de 9,7 polegadas com navegação 3 D.

Adicionalmente este novo Peugeot 308 dispõe de todos os sistemas avançados de assistência à condução que já se encontravam disponíveis no SUV 3008, a a par com um comportamento dinâmico que se explica pelo chassis e pelas ligações ao solo, para além de motores pensados para as necessidades de um automóvel como este.

Consoante o nível de equipamento – Access, Active, Allure, GT Line, GT e GTi – o condutor beneficia de interiores e sistemas mais ou menos sofisticados, como são os oito dispositivos de ajuda à condução de última geração, incluindo o Active City Brake e o Active Lane Departur Warning. Isto num modelo que é o primeiro do Grupo PSA a dispor de controlo de velocidade com função de 30 km/h com caixa de velocidades manual.

O estacionamento também foi pensado neste novo Peugeot, que pode recorrer ao Visiopark 1 com câmara traseira de 180º e função Park Assist, medido o espaço de estacionamento disponível e efetua toda a manobra de estacionamento.

A bordo, o i-Cockpit oferece tudo o que se espera de um sistema de conectividade completo, com o Mirror Screen a replicar o ‘smatphone’ no ecrã do tablier. Trata-se de um sistema de tripla funcionalidade, sendo compatível com os protocolos Mirrorlink, Androi Auto e Appel Carplay.

Para além disso, o novo sistema de navegação 3D de resposta rápida e com controlo por voz, está ligado ao serviço de monitorização de trânsito em tempo real da TomTom, permitindo aos condutores otimizar as suas viagens com base nas condições de trânsito reais.

Mecanicamente este novo Peugeot 308 apresenta como grande novidade o  BlueHDi de 130 cv, que está associado a uma transmissão automática de nova geração EAT8. Uma caixa de velocidades de oito relações desenvolvida em conjunto com a Aisin.

Já o motor PureTech 130 S&S a gasolina de três cilindros sofreu melhoramentos, ao nível das emissões de admissão e de escape, de modo a obter baixos consumos e emissões poluentes. Um dos seus atributos é o sistema de alta precisão de controlo de injeção, que melhora a eficiência da combustão, tratando os gases de escape com um conversor catalítico antes do filtro de partículas de regeneração passiva.É servido por uma caixa manual de seis velocidades que permite retirar o melhor rendimento deste propulsor.

Em todos os motores do novo Peugeot 308 os sistema de controlo de emissões permite que se vá mais longe do que a norma Euro 6.c.

Em destaque

Subir