Apresentações/Novidades

O Peugeot 308 GTi é um desportivo sem compromissos

Chega ao mercado em setembro e, como a sigla indica – não é preciso fazer grandes apresentações – o novo Peugeot 308 GTi é um desportivo, mas assume esse estatuto sem grandes compromissos. Um leão que ruge, mas que nem quer dar muito nas vistas, pois mais vale sê-lo que parece-lo.

Para já este ‘rebelde’ da marca de Sochaux promete performance, prazer de condução e eficácia no seu comportamento em estrada, com um patamar de sofisticação que corresponde à evolução tecnológica atual da Peugeot.

O visual compacto atual da geração 308 foi apenas a base de trabalho para a Peugeot Sport dotar o GTi de tudo aquilo que o condutor mais exigente dele espera. Dar corpo e alma a uma máquina de enorme precisão e eficácia.

Na secção dianteira, o novo capot de formas horizontais enquadra-se numa grelha verticalizada, enquanto a assinatura luminosa em LED, integrada nas óticas, combina com a estética agressiva desta versão, que possui ainda um para-choques dianteiro específico GTi, com as entradas de ar em preto lacado (no local dos faróis de nevoeiro), o para-choques traseiro na cor da carroçaria com duas ponteiras de escape integradas, o friso inferior do para-choques em vermelho (cromado na cor Vermelho Ultimate) e o monograma da marca em vermelho.

No interior, a atmosfera GTi by Peugeot Sport é acentuada por detalhes como as soleiras das portas dianteiras em alumínio com siglas Peugeot Sport e GTi, o volante específico em couro com logo GTi e as costuras a vermelho. Os bancos são tipo bacquet com revestimentos combinados em couro/tecido/Alcantara e têm a sigla Peugeot nos lugares da frente. Os bancos dianteiros têm função de massagem e regulação lombar elétrica.

A razão de ser desportivo tem a ver com o ‘coração’, e este leão tem um poderoso. Trata-se do bloco THP com 270 cv de potência, que se racional nas emissões, de apenas 139 g/km e nos consumos, de 6,0 l/100 km.  Mas a relação peso/potência recorde no segmento, de apenas 4,46 kg/cv, faz com que este novo Peugeot precise apenas de 6,0 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h e de 25,3 segundos para atingir os 1000 metros.

O diferencial de deslizamento limitado Torsen faz parte do equipamento, bem como as jantes de 19 polegadas Carbone, montadas em pneus Michelin Pilot Super Sport. Ao nível dos travões recorre a discos dianteiros de 380 mm com pinças pintadas em vermelho e assinatura Peugeot Sport, e atrás a discos de 268 mm.

Disponível em Portugal por 42.450€, o novo 308 GTi by Peugeot Sport apresenta um nível de equipamento completo e exclusivo, que inclui Driver Sport Pack, que presenteia o condutor (e passageiros) com amplificação da sonoridade do motor (som mais desportivo), pedal do acelerador mais reativo, direção assistida mais desportiva, apresentação de informação complementar no ecrã central do painel de instrumentos (potência, binário, pressão de sobrealimentação, aceleração lateral e longitudinal), alteração da cor do painel de instrumentos (branco em condução normal, vermelho em condução desportiva) e sistema áudio de maior qualidade com amplificação digital.

Além disso, este 308 GTi já vem equipado com um ecrã tátil de última geração. Com tecnologia capacitiva, o ecrã é muito rápido e fácil de usar, tal como a maioria dos smartphones. Posicionado no local ideal, entre as saídas de climatização centrais, e orientado para o condutor, o novo ecrã permite uma perfeita leitura das informações e um acesso rápido a todas as funções disponíveis.

Em destaque

Subir