Motores

Peterhansel soma e segue e Loeb fica pelo caminho

A quinta etapa do Rali Dakar 2018 trouxe mais más notícias para a Peugeot, com o abandono de mais uma equipa, com a desistência de Sebastien Loeb por acidente, mas teve em Stéphane Peterhansel uma razão para estar otimista depois de mais um triunfo em etapas na tirada que ligou San Juan de Marcona a Arequipa, no Peru.

O recordista de vitórias no ‘Dakar’ foi o mais rápido nos 267 quilómetros de setor cronometrado, conseguindo bater o seu companheiro de equipa Carlos Sainz por um quarto de hora.

Pertherhansel e o seu fiel co-piloto, Jean-Paul Cottret, conseguiram cumprir o percurso em menos 16m46s que Carlos Sainz e Lucas Cruz, a dupla do outro Peugeot 3008 DKR Maxi ainda em prova. Por muito duro que seja perder metade dos carros no espaço de dois dias, a marca de Sochaux sabe que se não cometer mais deslizes dificilmente a concorrência a poderá bater, face às baixas sofridas pela X-Raid Mini e o atraso da Toyota nos dias anteriores.

Claro que a primeira preocupação da Peugeot foi o estado de saúde de Daniel Elena, o co-piloto de Sebastien Elena, que foi evacuado para o hospital de modo a ser tratado às lesões nas costas (externo) e no cóxis.

Para além de Stephane Peterhansel e Carlos Sainz, também Bernhard Ten Brinke esteve em destaque. O holandês da Toyota conseguiu tirar bom partido da sua Hilux Overdrive para ser o segundo mais rápido, a apenas 2m51s do vencedor, superando Sainz, num contraste com os seus companheiros de equipa, Nasser Al-Attiyah e Ginel de Villiers, que voltaram a perder tempo para a frente da corrida; o qatari 24m33s e o sul africano 12 minutos.

Em termos de classificação Stephane Peterhansel lidera agora a competição de automóveis com 31m16s de vantagem sobre Carlos Sainz e mais de uma hora sobre Bernhard Ten Brinke.

Classificação após a 5ª etapa

1º Stephane Peterhansel/Jean-Pierre Cottret (Peugeot) 13h27m26s

2º Carlos Sainz/Lucas Cruz (Peugeot) + 31m16s

3º Bernhard Ten Brinke/Michel Perin (Toyota) + 1h15m16s

4º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota) + 1h23m21s

5º Giniel De Villiers/Dirk Zitzewitz (Toyota) + 1h34m34s

6º Khalid Al Qassimi/Xavier Panseri (Peugeot) + 1h46m48s

7º Eugenio Amos/Sebastian Delaunay (Buggy) + 2h01m57s

8ºJakup Przygonski/Tom Colsoul (Mini) + 2h16m45s

9º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 2h17m27s

10º Patrick Sireyjol/François-Xavier Beguin (Cummins) + 2h58m22s

Em destaque

Subir