Motores

Peterhansel brilha na Rota da Seda e Després gere liderança

PeterhanselRotaSeda013

Stéphane Peterhansel tem sido o ‘aguadeiro’ de serviço de Cyril Després e de Sebastien Lobe no Rali Rota da Seda, mas na 13.ª etapa da prova o ex-vencedor do Dakar nos automóveis foi o mais rápido, impondo-se Vladimir Vasilyev, o melhor piloto da Mini na tirada.

Não obstante ter sido terceiro na etapa, a 5m40s de Peterhansel, Cyril Després manteve a liderança do rali com mais de 31 minutos de vantagem sobre Yazeed Al Rahji, que nesta tirada perdeu quase um minuto para o francês da Peugeot.

Foi de facto uma etapa de gestão por parte de Després, realizando um percurso isento de erros, ciente de que ‘abrindo a estrada’ não valia a pena arriscar.

Após a penalização que na véspera o afastou dos lugares da frente, Sebastien Loeb ‘pagou’ a sua má posição à partida (16.º) e acabou por concluir a etapa com o quinto tempo.

Para Stéphane Peterhansel a satisfação do triunfo e uma tirada onde usufruiu bastante da condução do Peugeot 2008 DKR: ““Esta foi uma bela e longa Especial, com 100 km de dunas, num terreno muito exigente, com muita condução e navegação, passando mais de cinco horas na especial”.

DespresRotaSeda13

“Fomos passando rapidamente os concorrentes que nos precediam, depois procurámos forma de ficarmos muito perto do Cyril. O carro estava muito agradável de conduzir e os progressos de todo o Team Peugeot Total são impressionantes. Iniciamos cada dia com ainda maior prazer”, acrescentou o piloto francês.

Este sábado os concorrentes têm pela frente uma etapa que liga Wuhai a Hohot, capital da Mongólia Interior, tendo uma extensão total de 754 quilómetros, dos quais 261 em setor cronometrado – o último deste rali.

Classificação após a 13.ª etapa
1.º Cyril Despres/David Castera (Peugeot) 32h25m41s
2.º Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (Mini) + 31m27s
3.º Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov (Mini) + 51m51s
4.º Harry Hunt/Andreas Schulz (Mini) + 1h57m02s

Em destaque

Subir