Ciência

Pessoas que têm hábitos de leitura são mais sociáveis

Um estudo da Universidade de Kingston, em Londres, revelou que os hábitos de leitura tornam as pessoas mais sociáveis.

A investigação que foi apresentada na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Psicologia, que decorreu na semana passada, e citada pelo ‘Daily Mail’, comprovou uma associação entre o hábito de ler e o desenvolvimento das aptidões sociais, sendo portanto pessoas mais gentis, empáticas e com facilidade de perceber diferentes pontos de vista.

No estudo participaram 123 participantes que foram questionados sobre as suas preferências literárias, televisivas ou de teatro. Através dos resultados obtidos, os investigadores revelaram que as pessoas com hábitos de leitura têm um melhor desempenho social, quando comparadas com as pessoas que elegem a televisão, que possuem menos aptidões sociais.

No entanto, é o género de literatura que influencia o comportamento. Por exemplo, entre os participantes que preferem livros de ficção demonstraram comportamentos sociais positivos, os fãs de drama e romances são mais empáticos e os leitores de livros experimentais têm uma grande capacidade para ter várias perspetivas do mesmo assunto. Por fim, os amantes da comédia têm uma maior facilidade de relacionamento com outras pessoas.

Durante a conferência, os autores do estudo explicaram que não conseguiram provar uma causa-efeito, pelo que poderá ser a leitura a incentivar comportamentos sociais positivos ou vice-versa: também é sugerido que as pessoas mais educadas e gentis têm uma preferência pela leitura.

Em destaque

Subir