Nas Notícias

Peritos espanhóis em workshops organizados pela Proteção Civil

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) anunciou hoje que está a realizar ‘workshops’ sobre análise de incêndios rurais que contam com a participação de peritos espanhóis e elementos operacionais da ANPC, GNR e bombeiros.

Em comunicado, a ANPC adianta que os quatro ‘workshops’ temáticos se realizam em colaboração com a Estrutura de Missão para a Instalação do Sistema Gestão Integrada de Fogos Rurais e contam com 50 participantes.

Além dos três peritos espanhóis, a iniciativa conta com a participação de elementos da estrutura operacional da ANPC, do comando dos corpos de bombeiros, da Força Especial de Bombeiros, do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), do grupo de empresas AFOCELCA e da direção nacional de planeamento de emergência da ANPC.

Os quatro workshops inserem-se no âmbito do programa de troca de peritos do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, ao abrigo do qual estão em Portugal, durante três semanas, três peritos espanhóis (um da área da meteorologia e comportamento de incêndios e dois da área da prevenção) para uma missão de partilha de conhecimentos e experiências, refere a ANPC.

A Proteção Civil refere ainda que esta iniciativa se enquadra na resolução do Conselho de Ministros aprovada em outubro de qualificação e de capacitação dos agentes de proteção civil integrados no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

As sessões, que começaram em Mangualde (distrito de Viseu) em 08 de maio, vão terminar na sede da ANPC, em Carnaxide, entre 14 e 17 de maio.

Em destaque

Subir