Nas Notícias

Período crítico de incêndios prolongado até 15 de outubro

Dadas as previsões meteorológicas para a próxima quinzena, o Governo decidiu alargar esta sexta-feira o Sistema de Defesa da Floresta até ao próximo dia 15 de outubro. Este sistema proíbe fazer queimadas e fogueiras em espaços florestais, bem como o lançamento de foguetes.

“As circunstâncias meteorológicas excecionais prováveis para a primeira quinzena de outubro” estão na base do prolongamento do período crítico e da respetiva adoção de medidas e ações especiais de prevenção a incêndios florestais, refere uma portaria assinada pelo secretário de Estado das Florestas.

Este prolongamento, contudo, não diz respeito ao número de meios de combate a incêndios, que será reduzido a partir do próximo domingo.

No período crítico de incêndios, agora prolongado até 15 de outubro, é proibido, nos espaços florestais e agrícolas, “fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa, fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiveram equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés”.

 

Em destaque

Subir