Insólito

Pequim impõe limite de duas moscas nos WC da China e telefone para denúncias

moscaAs autoridades da China adotaram uma medida que limita a existência de moscas no interior das casas de banho públicas. Mais de dois insetos voadores custará a perda de pontos, de acordo com uma classificação criada pelo Gabinete de Imagem de Pequim. Os WC terão um telefone para denúncias.

Quantas moscas voam nos WC públicos de Pequim? É necessário uma resposta a esta pergunta, porque as autoridades chinesas estabeleceram um limite máximo de moscas nas casas de banho: duas. Nem mais.

Caso os espaços públicos – desde aeroportos a estações de comboios, passando por espaços comerciais e até supermercados – ultrapassem este limite de moscas, terão uma penalização, numa escala de pontos que atinge um máximo de 100. Mais de duas moscas a voar custa 1,33 pontos na classificação desse WC público.

A medida provocou enorme paródia nas redes sociais, com os chineses a criticarem a medida imposta pelo Gabinete de Imagem de Pequim. Os cibernautas riem com o papel dos inspetores sanitários, que vão ter de contar moscas nas casas de banho de Pequim.

De acordo com aquele gabinete, a norma faz sentido, ainda que na maioria dos espaços já inspecionados não se tenham encontrado mais de duas moscas. Os que apresentaram três ou mais insetos “estão a ser mal administrados”.

E também por isso as redes sociais riem, porque imaginam que os funcionários responsáveis pela limpeza subam na carreira para o cargo de “inspetor de moscas das casas de banho de Pequim”, ou o “contador de moscas da China”.

Mas há mais novidades: todas as casas de banho terão instalado um telefone, para que o utilizador possa apresentar denúncias de que encontrou mais do que duas moscas. Esses telefonemas serão encaminhados para o Gabinete de Imagem de Pequim, a quem caberá abrir um processo de averiguação.

Certo é que, com ou sem gargalhadas nas redes sociais, a medida tem de ser cumprida e o Gabinete de Imagem de Pequim apontou diversas diretrizes para que não seja superado o limite duas moscas.

Em primeiro lugar, recomenda-se a instalação de dispositivos que eliminem os voadores, de modo elétrico ou com autocolantes que os neutralizem. Em paralelo, aconselha-se o uso reiterado de inseticida. As moscas têm a vida contada na China…

Em destaque

Subir