Mundo

Pela primeira vez, nasceu um bebé com ADN de três pessoas (com vídeo)

Chama-se Abrahim Hassan, nasceu no México e tem uma particularidade: é o primeiro ser humano com ADN de três pessoas. A revista New Scientist divulgou esta história, que resulta de uma técnica que tem como objetivo proteger o bebé de sofrer de uma doença hereditária. Veja o vídeo.

Este bebé nasceu há cinco meses, mas só agora a história foi contada. Há questões éticas, mas na base da decisão dos pais esteve o facto de terem perdido dois filhos por culpa da doença hereditária que poderia afetar Abrahim.

Pela primeira vez, nasceu um bebé com ADN de três pessoas, procedimento que teve como objetivo evitar que o pequeno Abrahim sofresse da síndrome de Leigh, doença rara e fatal, cujos genes a mãe, Ibtisam Shaban, é portadora, apesar de ser saudável.

A técnica resulta de uma fertilização in vitro, que recorre ao ADN de três pessoas, através do espermatozóide do pai, do óvulo da mãe e da mitocôndria uma dadora.

Depois de perderem dois filhos para a doença, Ibtisam Shaban e Mahmoud Hassan recorreram a este procedimento, que não é legal em todo o mundo. Nesse sentido, viajaram para o México, onde foi possível gerar um filho com ADN de três pessoas.

O pequeno nasceu no passado dia 6 de abril, mas só agora a revista New Scientist deu eco desta história.

Veja um vídeo que aborda esta técnica e as questões éticas que a envolvem.

Em destaque

Subir