Nas Notícias

Pedrógão Grande: Incêndio causado por linha da EDP

De acordo com o relatório que foi entregue esta segunda-feira à Administração Interna, o fogo de Pedrógão Grande foi causado devido a “contactos entre a vegetação e uma linha elétrica de média tensão” da EDP, que “não se encontrava devidamente cuidada”.

“O incêndio mais grave resultou das ignições de Escalos Fundeiros e de Regadas, que, em nosso parecer, terão sido causados por contactos entre a vegetação e uma linha elétrica de média tensão. Esta situação configura, em nossa opinião, uma deficiente gestão de combustíveis na faixa de proteção da linha, por parte da entidade gestora”, lê-se no documento denominado “O complexo de incêndios de Pedrógão Grande e concelhos limítrofes, iniciado a 17 de junho”, e coordenado por Domingos Xavier Viegas.

O documento defende que “com a diferença de cerca de uma hora e meia, esta linha terá produzido descargas e causado as ignições que deram origem aos dois incêndios”.

O mesmo relatório alerta também para o facto de “a falta de manutenção destas faixas faz com que existam ao longo de muitos quilómetros de linhas que percorrem todo o território e abastecem de energia elétrica, pontos ou zonas em que a distância entre os cabos e a cegetação é inferior à requerida para que em dias de vento o movimento dos cabos e da vegetação não dê origem a toques entre ambos, que podem originar descargas elétricas e causar incêndios”.

A Universidade de Coimbra recomenda, por isso, à EDP que “fiscalize melhor e melhore a exigência dos seus critérios na gestão davegetação existente nas faixas de proteção de linhas”.

Neste contexto, o relatório salienta que “os custos inerentes a estas operações de limpeza serão sempre menores do que os custos sociais que a responsabildiade por causar um incêndio das proporções que teve o incêndio de Pedrógão Grande pode ter”.

O incêndio de Pedrógrão Grande deflagrou a 17 de junho e provocou 65 mortes.

 

Em destaque

Subir