Nas Notícias

Pedrógão Grande: Emigrantes nos EUA oferecem perto de 180 mil euros

Um grupo de emigrantes portugueses nos Estados Unidos, sem raízes na região afetada mas motivados pelas dimensões da tragédia, criaram uma iniciativa que recolheu 178 mil euros para as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou em junho. A quantia será distribuída no próximo sábado em Pedrógão Grande, Figueiró de Vinhos e Castanheira de Pera.

A campanha solidária tem o nome de “Todos Juntos por Portugal” e partiu de Jack Costa, à qual se juntaram vários emigrantes portugueses.

“O Jack Costa contatou-me a contar a tragédia que se tinha passado. Começámos a trabalhar para a angariação de fundos logo no dia 24 de junho. No primeiro evento que realizámos, reunimos 1400 pessoas e conseguimos juntar 55 mil dólares” explicou à agência Lusa José Carlos  Brito, um dos emigrantes que faz parte da iniciativa.

Os cheques serão entregues em mão, no próximo sábado, em cada uma das três corporações de bombeiros – Castanheira de Pena, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. Estas corporações receberão, no mínimo, um valor de cinco mil euros, ao passo que as pessoas que perderam a primeira habituação terão direito a um cheque que rondará os 1700 euros.

“Em média, são dois mil dólares por pessoa que vamos entregar, sendo abrangidas cerca de 100 vítimas. A lista [das pessoas] foi-nos fornecida pelos bombeiros e cada corporação terá um donativo mínimo”, esclareceu.

O incêndio de Pedrógão Grande deflagrou a 17 de junho e provocou 64 mortes e mais de 200 feridos.

 

Em destaque

Subir