Motores

Pedro Dias da Silva domina Desafio Mazda na Baja do Pinhal

Pedro Dias da Silva esteve em destaque na Baja TT do Pinhal, terceira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-terreno, ao vencer o Desafio Mazda Total e a alcançar o quinto lugar absoluto. Na prova que se disputou na região da Sertã, o piloto nabantino soube ultrapassar as dificuldades que se colocaram aos concorrentes, nomeadamente o calor que se fez sentir, pois dentro dos carros a temperatura chegou a ultrapassar os 60 graus.

Com este resultado, Pedro Dias da Silva está mais confortável na liderança do Desafio, voltando a somar 28 pontos (25 da vitória na prova e mais três pelo melhor tempo na Super Especial e em cada um dos Sectores Selectivos). Assim, o piloto de Tomar passa a somar 56 pontos.

“Foi das provas mais duras que alguma vez disputei. Foi uma manhã muito complicada por causa do calor e, além disso, fizemos mais de 100 quilómetros apenas com tracção traseira. Para a tarde tudo correu de forma bem mais “pacífica” e no final conseguimos uma nova vitória e reforçamos a liderança no Desafio”, considerou o piloto de Tomar.

Depois do desaire em Reguengos de Monsaraz que o impediu de terminar a prova, Nuno Tordo/Antóno Serrão ‘vingaram-se’ e garantiram o segundo lugar final no Desafio, numa prova em que o carro esteve impecável, mas o piloto sentiu a dureza da prova.

Na mesma linha, Bruno Rodrigues, que este fim-de-semana repetiu o último lugar do pódio, a exemplo do que tinha assegurado na ronda alentejana, foi outro dos pilotos que teve um dia muito duro por causa do calor. Quartos classificados à chegada à Sertã, Pedro Salgueiro/Luís Ribeiro foram mais um exemplo do quão difícil for completar os 190 quilómetros do sector seletivo matinal.

Outros ficaram pelo caminho, como Floriano Roxo/Nuno Roxo, Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira. Também não terminaram Francisco Gil/Filipe Rasteiro, devido ao sobreaquecimento do motor do seu carro, e Bruno Oliveira/Paulo Marques, que abdicaram na ligação do parque de assistência para o parque de partida para o segundo sector seletivo, em Oleiros, com um problema na caixa de velocidades.

O Desafio Total Mazda prossegue com a Baja TT Idanha-a-Nova, a disputar nos dias 8 e 9 de setembro, novamente com organização da Escuderia de Castelo Branco.

Fotos: AIFA

Em destaque

Subir