Nas Notícias

Dar sumo de fruta aos bebés é um perigo, avisam os pediatras

Os sumos de fruta não são aconselhados para bebés. Os peritos da Academia Norte-americana de Pediatria não entendem como é que os pais dão sumos aos bebés com idades entre 6 e 12 meses, potenciando a habituação ao açúcar. O recomendando, lembram, é o leite.

De acordo com as novas instruções da Academia Norte-americana de Pediatria, agora divulgadas pela revista Pediatrics, deixa de ser aconselhada a introdução gradual de sumos de fruta a partir dos seis meses de idade.

A solução ideal é também a mais simples: os bebés devem habituar-se a comer fruta fresca em vez dos sumos.

Esta mudança de posição sobre os sumos de fruta, a primeira desde 2001, deve-se às taxas crescentes de obesidade infantil, ao elevado consumo de açúcar por crianças e aos riscos para a saúde dentária dos mais novos.

“Recomendamos a amamentação ou o leite adaptado para esta faixa etária, uma vez que não existe nenhuma necessidade ou benefício do consumo de sumo”, explica Steven A. Abrams, pediatra da Dell Medical School, da Universidade do Texas (EUA).

“Não conseguimos encontrar nenhuma razão pela qual o sumo ainda fazia parte das recomendações para crianças entre os seis e os 12 meses de idade”, acrescentou o especialista: “O que acontece é os pais enfiarem uma garrafa de sumo ou um copo com palhinha na boca dos miúdos e deixarem-nos assim o dia todo”.

Parece positivo porque o bebé fica ‘sossegado’, mas os riscos acumulam-se: “Não é bom do ponto de vista calórico e muito menos para os dentes, para além de que a criança habitua-se ao açúcar e deixa de beber água”.

Os sumos feitos com 100 por cento de fruta fresca são nutritivos, mas só devem ser bebidos por crianças com mais de 1 ano de idade e, até aos 3, deve estar limitado a 120 mililitros por dia.

Entre os 4 e os  anos, a quantidade pode aumentar até aos 180 mililitros, passando para o limite de 230 mililitros (um copo de sumo) por dia para as crianças entre os 7 e os 18 anos.

Em destaque

Subir