Nas Notícias

“Passos minou crédito do PSD com discurso de todas as pragas sobre Portugal”, explica o El País

O El País continua muito atento à política portuguesa (até para retirar destaque à Catalunha). Depois do artigo a elogiar o PS como “a última esperança do socialismo na Europa”, o jornal explica agora a saída de cena de Passos Coelho: “O êxito da geringonça deixou o PSD sem discurso político”.

“Por muito que os políticos insistam – como o próprio Passos Coelho disse no domingo – que uma coisa são as eleições autárquicas e outra as legislativas, o certo é que há consequências”, sustenta o artigo do El País. E, em consequência da “análise nacional de votações locais”, o líder do PSD anunciou que sai de cena.

“Os resultados” das autárquicas “não seriam tão relevantes se os dois anos de oposição não tivessem minado o crédito dele e do partido, com um discurso agoirento contra o PS, anunciando a vinda de todas as pragas sobre Portugal mesmo que os dados económicos e sociais mostrassem o contrário”, reforça o jornal espanhol.

Depois de explicar aos leitores espanhóis o que é a geringonça, o artigo sustenta que “o êxito dessa fórmula deixou o PSD sem discurso político na oposição, em queda contínua nas estimativas de voto e sondagens e, finalmente, com a deceção nas eleições autárquicas de domingo”.

“Dois anos depois das históricas eleições legislativas”, que resultaram numa inédita aliança governativa da esquerda, “o vencedor demite-se e o derrotado é visto como a última esperança europeia do socialismo”.

Em destaque

Subir