Nas Notícias

Passos Coelho joga o futuro com Conselho Nacional logo a seguir às autárquicas

Passos Coelho convocou o Conselho Nacional do PSD para 3 de outubro, dois dias após as eleições autárquicas. É uma aposta de risco do presidente do PSD, que visa roubar protagonismo à oposição interna no cenário de maus resultados nas autárquicas.

Na ordem de trabalho constam dois dois pontos: “informações” e “análise da situação política”.

E é neste último ponto que Passos Coelho pode estar a jogar o futuro. Os críticos internos, mesmo os que não se assumem, como Rui Rio, devem saltar a terreno uns dias após as autárquicas, caso o PSD confirme os maus resultados que vão sendo prognosticados.

O Congresso social-democrata está previsto para abril do próximo ano, mas a Direção de Passos Coelho pode sempre tentar roubar tempo aos adversários internos e jogar numa antecipação.

Ao marcar o Conselho Nacional para menos de 48 horas após as autárquicas, o presidente do partido impede também uma posição concertada dos vários opositores que se sentam (ou se fazem representar) neste órgão de consulta.

Resta agora saber como Rui Rio e outros opositores internos vão reagir a esta decisão. O ex-autarca do Porto deverá reservar os primeiros dias de ‘escaramuças’ para alguns ‘soldados’ já com crédito no partido, aguardando (poucas) semanas para não dar a impressão de que esperava os (eventuais) maus resultados autárquicos.

E Luís Montenegro? O ex-líder parlamentar já deu a entender que quer ser presidente do PSD, mas deverá manter-se nos bastidores face à vontade já expressa por Passos de se recandidatar nas legislativas de 2009.

Em destaque

Subir