Nas Notícias

Passos Coelho diz que saída da ministra “não chega”

Pedro Passos Coelho esteve de visita a algumas das áreas mais afetadas pelos fogos florestais do último fim de semana. O líder do PSD reiterou que existem responsabilidades nesta tragédia que “não ficam satisfeitas com a saída da ministra [Constança Urbano de Sousa]” mas foi mais longe e quer que os membros da Proteção Civil sejam recrutados por concurso . Veja o vídeo.

“Creio que é obrigatório estabilizar no futuro a forma transparente de fazer a seleção e o recrutamento dos dirigentes dessa instituição. Portanto, seja ao nível dos comandos distritais, seja ao nível do comando nacional, parece muito claro ao PSD que tem de haver um concurso transparente, público, nacional”, disse o líder do PSD.

E acrescentou: “Essas pessoas devem exercer os seus mandatos independentemente dos ciclos de governo, de modo a que os governos não tragam, cada um, os seus comandantes, as suas pessoas de confiança para a Autoridade Nacional de Proteção Civil”, disse, falando sobre o não alargamento da fase Charlie.

“Não se percebe como é que a fase Charlie não foi prolongada, como é o que o dispositivo todo que deveria estar à disposição para o combate aos incêndios, não estava disponibilizada e porque é que a vigilância foi desmobilizada, por aí fora. Não se percebe. Há responsabilidades diretas que um deputado da oposição dificilmente consegue explicar porque razão não foram apuradas. Mas não foram”, afirmou em Tondela, esta sexta-feira.

Passos Coelho avisa ainda que “a responsabilidade do que se passou também cabe muito ao governo”.

“Não cabe só às situações adversas, não cabe apenas às condições meteorológicas, às circunstâncias ligadas às próprias florestas… a floreta não apareceu de um ano para o outro, as condições adversas não aconteceram de um ano para o outro, mas a falha na resposta adequada falhou clamorosamente de um ano para o outro, e isso tem que ter responsabilidade”, afirmou o antigo primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas.

“Eu penso que essa responsabilidade não fica satisfeita apenas porque a senhora ministra vai mudar, é preciso que muita coisa mude para que estas matérias não se repitam”, acrescentou.

Em Tondela, o presidente do PSD falou ainda de um “falhanço clamoroso da resposta da Autoridade Nacional de Proteção Civil” que ocorreu “por relação direta com a incompetência que muitos dos seus responsáveis responderam às situações”.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=UKX48DSND1KR

Em destaque

Subir