Desporto

O que se passa na SAD do FC Porto?

A contratação de Nuno Espírito Santo é apontada pelo Expresso como uma ‘prova’ de uma divisão da SAD do FC Porto em duas facções. De acordo com o semanário, está a vencer o filho de Pinto da Costa, que promove uma aproximação a Jorge Mendes. O derrotado é Antero Henriques.

Afinal, quem manda no FC Porto? Após três anos com apenas um troféu (a Supertaça, por Paulo Fonseca) e cinco (seis, a confirmar-se Nuno Espírito Santo) treinadores, as teorias de uma ‘guerra civil’ estão mais vivas do que nunca.

Tudo (re)começou a poucos dias da final da Taça de Portugal, com A Bola a referir uma cisão entre os apoiantes de Alexandre Pinto da Costa, o filho de Pinto da Costa e apontado como responsável pela contratação de Julen Lopetegui, e Antero Henriques, que há largos anos tem sido o ‘braço-direito’ do presidente portista.

Em comunicado, a SAD negou essa divisão, lembrando que “o senhor Alexandre Pinto da Costa não faz parte dos quadros dirigentes do FC Porto” e garantindo que a administração segue “um percurso comum” que resulta da discussão de “ideias diferentes, concepções diferentes”.

No entanto, o Expresso retoma hoje o tema, apontado como ‘prova’ dessa divisão a contratação de Nuno Espírito Santo.

De acordo com o semanário, Antero Henriques defendia uma aposta em Marco Silva, um treinador com provas dadas. Porém, a necessidade de refazer o plantel poderá levar o FC Porto a reatar relações com o ‘superagente’, Jorge Mendes, que o Expresso refere ter “caído em desgraça junto do líder do FC Porto por causa dos fiascos Julen Lopetegui e Adrián López”.

O jornal, que refere uma “fonte próxima” não identificada, adianta ainda que a escolha de Nuno Espírito Santo terá sido feita ainda antes da final da Taça de Portugal, mas colocada em espera para permitir “uma saída limpa do FC Porto” a José Peseiro.

Para esta escolha, conclui o Expresso, foi essencial o papel de Alexandre Pinto da Costa, “que vem advogando junto do pai as pazes com Jorge Mendes”. O diretor-geral e administrador da SAD, Antero Henrique, “é o perdedor no braço de ferro”, concluiu o semanário.

É ainda de lembrar que esta alegada guerra de poderes no interior da SAD do FC Porto não é nova na imprensa. Ainda em 2013, o Correio da Manhã afiançou que Antero Henrique tentou “boicotar” a contratação de Carlos Eduardo, cujo agente tinha passado uma procuração a Alexandre Pinto da Costa.

Em destaque

Subir