Nas Notícias

Partido de Extrema Direita em Portugal?

Com partidos radicais do espectro da direita política a surgirem quase diariamente na imprensa europeia como uma das maiores preocupações da actualidade, será de esperar que também Portugal se junte a imensa lista de nações com estas bombas relógio.

Ora vejamos, no fundo Portugal nunca cultivou realmente uma política anti-semita que acaba sempre por caracterizar estes partidos, talvez por isso nunca tenha surgido esta oportunidade que tantas vezes está na origem destes partidos.

Estaremos prestes a atingir novamente um ciclo de regimes extremistas pela Europa, não me parece, mas em 1930 também ninguém iria adivinhar o que estava para vir, será que a Europa vai explodir sobre si mesma novamente?
E desta vez conseguiria Portugal manter-se novamente imune aos estilhaços financeiros, sociais e políticos deste contexto de alteração geral da linha política seguida no velho continente? Sinceramente parece me apenas que estamos perante um grande descontentamento, com o rumo que a Economia e Política Europeia têm seguido e as consequências há uns anos foi o abandono de grande parte dos partidos de centro esquerda em favor dos de centro direita, e agora para os partidos mais nos extremos.

{loadposition inline}Agora resta saber se estes partidos irão continuar a aumentar os seus eleitorados e se ganharem real poder de governação, se vão manter as suas convicções ou se vão acabar por se centralizar, parece me mais viável a segunda. Já a primeira seria o princípio do fim do nosso continente e da nossa democracia.

Em relação a Portugal parece me estar para nascer um Partido de extrema direita que realmente faça frente a um sistema tão rotinado como o nosso. Mas nada é impossível, e quando um conseguir muitos se seguirão na Europa.

Em destaque

Subir