Cultura

Parlamento aprova entrada gratuita nos museus para menores de 30 anos

O projeto do PS, de acesso gratuito aos museus e monumentos nacionais para pessoas até aos 30 anos, durante os fins-de-semana e feriados, foi aprovado nesta sexta-feira, com a abstenção do PSD e do CDS-PP.

O projeto de lei dos deputados socialistas, que foi disponibilizado no site da Assembleia da República, recomenda ao Governo que, durante o próximo ano, o regime de gratuitidade de acesso aos museus e monumentos nacionais seja alargado para depois das 14h00, a todos os jovens até aos 30 anos, nos fins-de-semana e feriados.

Questionado pela agência Lusa, no final de uma cerimónia de homenagem à pianista Helena Matos e ao tenor Fernando Serafim, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou que esta lei vai ser mesmo aplicada este ano.

Ficou também decidido no parlamento recomendar ao executivo que promova “uma campanha nacional de divulgação junto da população jovem da instituição da gratuitidade de acesso aos museus e monumentos nacionais para jovens até aos 30 anos”.

Por outro lado, serão promovidos “contactos com a sociedade civil, nomeadamente com as 146 entidades da Rede Portuguesa de Museus, de forma a averiguar o interesse em alargar o regime da gratuitidade aos museus que constituem a rede”.

Da mesma forma, ficou decidido recomendar ao executivo que “promova uma campanha nacional junto das escolas, municípios e Ministério da Cultura no sentido de fomentar a participação dos alunos nos espaços culturais do seu concelho, distrito ou região”.

Em destaque

Subir