Nas Notícias

Paracetamol pode provocar asma em crianças

Asma Estudo ParacetamolDe acordo com um estudo britânico, o paracetamol infantil pode provocar o risco de asma nas crianças. Investigadores da Universidade de Bristol apresentam conclusão numa altura em que é conhecida pesquisa, do Instituto Norueguês de Saúde Pública, que associam a toma de paracetamol na gravidez a um aumento da probabilidade de o filho sofrer da doença.

Usado para baixar febres e para aliviar dores, o paracetamol infantil é visto como um ‘amigo’ das crianças. No entanto, este estudo de cientistas da Universidade de Bristol vem alertar para uma eventual ligação entre o fármaco e a incidência de asma na infância.

Esta pesquisa britânica, publicada no International Journal of Epidemiology, estima que os riscos de padecer da doença são três vezes superiores, nas crianças que tomam o medicamento.

Os estudiosos de Bristol partiram para este estudo com uma informação, que tem mais de três décadas.

Em meados de 1980, numa altura em que o paracetamol começou a ser ministrado de forma mais recorrente em crianças, sobretudo por ação dos pais, verificou-se um aumento de incidência de casos de asma.

Relacionados

Riscos de autismo aumentam quando a mãe é obesa ou diabética
Quantas horas deve dormir? E os seus filhos? E os seus pais?
Devemos obrigar o nosso filho a cumprimentar com um beijo?
Dez por cento dos doentes reumáticos são crianças ou adolescentes

O fármaco veio substituir o ácido acetilsalicílico, um anti-inflamatórios que na época ficou associado à síndrome de Reye – uma doença grave que ocorre em crianças, muitas vezes fatal, que acomete o cérebro e o fígado.

O paracetamol é um analgésico usado para reduzir temperaturas elevadas, em estados febris, e para aliviar dores ligeiras.

Em 1992, o investigador Arthur Varner dedicou-se a esta temática e analisou, precisamente, a associação do paracetamol a casos de asma, num artigo chamado ‘The Annals of Allergy and Asthma Immunology’.

Varner defendeu que o paracetamol poderia estar associado a um aumento de casos de asma, na população infantil. Mas este não foi o único investigador a encontrar esta ligação.

Entretanto, a Universidade de Bristol dedicou-se ao assunto e comprovou a mesma teoria, verificando um aumento de riscos de asma por parte de crianças a quem for dado paracetamol.

E o problema pode ser hereditário – os seus filhos também correm risco maior de serem asmáticos.

A asma é uma inflamação crónica dos brônquios, que provoca um bloqueio no fluxo respiratório, tosse seca e sensação de ansiedade. É uma doença muito recorrente na infância, mas pode acompanhar a pessoa durante toda a sua vida.

Estima-se que haja no mundo 300 milhões de asmáticos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Não há cura para a doença, mas alguns fármacos permitem reduzir os seus efeitos, desde os sintomas a eventual agravamento da inflamação.

Em destaque

Subir