Mundo

Papa faz casamento em pleno voo

O Papa Francisco volta a surpreender com as suas atitudes pouco comuns, antes da sua chegada ao topo da hierarquia do Vaticano. Desta vez, o chefe da igreja Católica decidiu realizar um casamento em pleno voo, no Chile, de um casal que já vivia junto mas faltava o sacramento do matrimónio. E ele chegou através do Papa dos afetos.

Carlos e Paula, que vivem juntos há vários anos e são casados pelo civil, revelaram ao Papa que as suas alianças nunca tinham sido benzidas, até porque nunca tinha sido realizado o casamento religioso.

Depois de questionar o casal por nunca ter casado pela igreja, Francisco ficou a saber que este casal tinha tudo marcado para a cerimónia religiosa. Porém, um terramoto no dia em que iam casar pela igreja obrigou ao cancelamento.

Carlos e Paula, de 41 e 39 anos respetivamente, iam casar no dia 27 de fevereiro de 2010, depois de terem casado pelo civil, uma vez que no Chile a lei obriga que o casamento civil se realize num dia diferente do religioso.

Papa deixa mensagem sobre casamento

Depois, nem hesitou e rapidamente realizou o casamento no interior da aeronave, em pleno voo, depois de lhe ser confirmado pelos noivos que existe amor entre eles.

O Papa Francisco assinou uma ata para que o casamente fosse (e já é) aceite pela igreja e deixou uma mensagem.

“Se estiverem muito apertadas perturbam [as alianças], mas se estiverem largas caem. É preciso equilíbrio, que se constrói todos os dias”, disse o Papa, apelando a que mais pessoas o façam.

“Este é um sacramento de que o mundo precisa, o sacramento do matrimónio. Pode ser que isso entusiasme outras pessoas na vossa situação a casar pela Igreja.”

Em destaque

Subir