Mundo

Palhaço assustador dita proibição de anúncio

primevilAs crianças de Norwich andavam assustadas com o olhar maléfico de um terrível palhaço. O anúncio a diversões de Halloween foi ontem proibido pelas autoridades britânicas, depois de 23 queixas por deixar as crianças em pânico.

É certo que na ‘noite das bruxas’ os monstros andam todos à solta, mas… o palhaço do cartaz mete medo ao susto, como se diz por cá.

Já em Norwich, na Inglaterra, as crianças evitavam passar junto aos cartazes com o assustador palhaço. O problema é que, por ser um cartaz a publicitar diversões de Halloween, havia vários nas proximidades das escolas e de outros locais por onde os mais pequenos tinham de passar todos os dias.

Como se não bastasse, a experiência ‘Primevil’ (um neologismo que significa ‘medo primordial’) tinha por subtítulo “Gritar não te vai ajudar!”

“Estes cartazes estão por todo o lado e são completamente inapropriados. O meu filho de 3 anos ficou tão assustado quando viu um junto ao posto dos correios que percebi que a maioria das crianças da escola primária teriam de passar [por um cartaz] ou voltar para casa”, comentou uma mãe, no Facebook.

“Uma coisa é levar uma criança a uma loja para escolher máscaras horríveis, é uma escolha que fazemos. Mas as crianças que vão para a escola não têm escolha senão ver isto. Nós tentamos proteger as nossas crianças quanto ao que comem, ao que vêem [na televisão], etc, que não me parece justo obrigá-las a ver isto só porque é Halloween”, acrescentou Martin NeeTurner.

Tal como esta mãe, muitas outras pessoas de Norwich pensaram da mesma maneira e o organismo que gere a publicidade em Inglaterra, a Advertising Stands Authority (ASA), recebeu 23 queixas formais contra o cartaz do palhaço assustador.

Ontem, a ASA emitiu finalmente um relatório sobre o caso, ordenando que o cartaz “não volte a ser publicado no modelo atual”.

“Constatámos que o palhaço se aproxima da câmera e a sorrir com uma expressão ameaçadora, com os olhos raiados de vermelho e sangue a gotejar pela cara abaixo, e com a testa e a pele junto aos olhos cosidas. Nós considerámos que a apresentação geral da imagem torna provável que perturbe as crianças mais jovens, não apenas devido à combinação com o texto ‘Gritar não te vai ajudar!’, o qual foi apresentado como se tivesse sido escrito com sangue, e que é inapropriado apresentar em meios não definidos onde seja forte a probabilidade de ser visto por elas [as crianças]”, escreveu a ASA.

Refira-se que ‘Primevil’ esteve em exibição entre 16 de outubro e 1 de novembro, embora só ontem a ASA tenha proibido o cartaz.

Em destaque

Subir