Mundo

“As mulheres devem ficar em casa e ser submissas aos homens”, defende padre

Durante a celebração de uma missa em Tarragona, um padre defendeu que “as mulheres devem ficar em casa e ser submissas aos homens, tal como Maria”. As suas palavras polémicas levaram-no a fazer um pedido de desculpa.

A missa decorreu em Tarragona, Espanha, durante as festividades locais. E as palavras do padre Wlodzimierz Soszinski – um polaco que vive no país vizinho – levou muitos fiéis a trocar olhares, perguntando-se se teriam ouvido bem.

“As mulheres devem ficar em casa e ser submissas aos homens, tal como Maria”, defendeu o pároco, numa missa que se tornou polémica.

Uma confederação sindical do trabalho denunciou a mensagem e acusou o sacerdote de fazer uma “apologia de machismo” e de “defender a submissão da mulher ao homem”.

E alguns fiéis manifestaram-se indignados pela teoria que o padre defendeu, onde a mulher surge como a figura submissa de um lar onde emerge o poder do homem, numa desigualdade do género arcaica.

Os ecos fizeram-se ouvir em redor de La Bisbal del Penedès, um município da província de Tarragona onde Wlodzimierz Soszinski começa a exercer a partir de setembro. Mas a polémica ganhou uma proporção tão grande que o padre teve de fazer um pedido de desculpa.

Aconteceu nesta terça-feira, de forma pública, num comunicado emitido pelo Arcebispado de Tarragona.

O sacerdote faz um mea-culpa e admite que proferiu palavras “infelizes”, que não se adequam à missão que a mulher deve ter, não apenas no lar, mas na sociedade.

Em destaque

Subir