Insólito

Homem fica a saber que é mulher aos 66 anos após descobrir quisto… nos ovários

hong kong hospitalMora em Hong Kong, conta 66 anos de idade, e foi ao médico porque sentiu o estômago inchado. Entrou homem e saiu mulher. Segundo o Hong Kong Medical Journal, foi-lhe detetado um quisto nos ovários. Escolheu manter o género, mas a ciência diz a este sexagenário que é uma mulher.

Mais de seis décadas depois, este morador de Hong Kong descobre que é uma mulher, algo que ficou oculto durante tantos anos e disfarçado em problemas de saúde que lhe conferiam a aparência de um homem.

A história é contada pelo Hong Kong Medical Journal. Segundo este jornal de medicina, este ‘homem’ – tratemo-lo pelo género com o qual melhor se sente –, foi ao médico porque sentiu o estômago inchado. Mas os médicos acabaram surpreendidos com o diagnóstico: um quisto nos ovários.

O paciente sempre teve caraterísticas de um homem, apesar de não ter testículos, em resultado da sua doença. Tinha barba e um micropénis. Essas caraterísticas resultam da hiperplasia adrenal congénita de que este morador de Hong Kong padece. Essa doença provoca uma secreção anormal de hormonas masculinas, o que resulta na aparência masculina que o carateriza.

Mas este homem, órfão vietnamita, tem também síndrome de Turner, doença genética muito rara, que afeta uma em cada 3000 mulheres. A doença torna o homem estéril e extremamente baixo: 1,37 metros. Contam-se, em todo o mundo menos de seis pessoas que têm as duas doenças.

Os médicos acreditam que, caso não fosse detetado este quisto nos ovários, talvez este homem nunca descobrisse que é mulher. O Hong Kong Medical Journal revela também que o paciente decidiu ser considerado homem, género com o qual ‘conviveu’ nos seus 66 anos de vida.

Em destaque

Subir