Nas Notícias

Pacheco Pereira: “Começa a esboçar-se uma censura ao último combate de Soares”

Num artigo que será publicado na Sábado, com alguns trechos já divulgados pela revista, Pacheco Pereira teme que se desrespeite a memória de Mário Soares, ao apagar da sua biografia a iniciativa da Aula Magna, onde o histórico socialista travou o seu derradeiro grande combate. Recorde essa iniciativa neste vídeo.

“Começa a esboçar-se uma espécie de censura ao Mário Soares do seu último combate político: contra a troika, contra o governo de Passos Coelho e contra as sucessivas violações da Constituição em que este era contumaz. Ou seja a iniciativa da Aula Magna”, escreve Pacheco Pereira, que esteve presente nessa união da esquerda.

Uma das últimas  batalhas políticas de Mário Soares ocorreu na Aula Magna, numa união das esquerdas, chamada ‘Em Defesa da Constituição, da Democracia e do Estado Social, realizada na Aula Magna, onde diversas personalidades daquela área política se manifestaram contra a troika e contra o Governo de Passos Coelho.

O social-democrata Pacheco Pereira foi um dos presentes nesse combate. E agora, com a morte de Mário Soares, recorda esse episódio.

“Há muita coisa que ainda não veio a público sobre a Aula Magna, mas a iniciativa de Soares permanece a mais consequente tentativa de unir forças contra a política do “ajustamento” numa altura em que se transpirava inevitabilidade. Cortar da biografia de Mário Soares este episódio é politicamente conveniente para muitos, mas não respeita a sua memória”, escreve, num artigo publicado na Sábado.

Como tributo ao antigo Presidente da República, que morreu no passado sábado, Pacheco Pereira lembra o facto de nunca se ter rendido.

“Vi-o algumas vezes muito exausto – na campanha das presidenciais de 1985, desmaiou no Porto, facto que foi sempre ocultado –, mas nunca o vi hesitante quando estava em combate e ele estava quase sempre em combate”, escreve.

Recorde aqui o episódio da Aula Magna, que ocorreu em 2013 e que se assume como o último combate de Soares.

Em destaque

Subir