Motores

Ott Tanak vence Rali da Alemanha

Ott Tanak conseguiu o seu segundo trunfo no Campeonato do Mundo de Ralis ao impor-se no Rali da Alemanha, que este domingo se concluiu com uma curta etapa, composta por quatro classificativas. O piloto estónio arrancou para este último dia com mais de 21 segundos de vantagem sobre Andreas Mikkelsen, que foram reduzidos para pouco mais de 16s mas que não foram anulados pelo finlandês da Citroën.

Quando se esperava que Sébastien Ogier atacasse o segundo posto de Mikkelsen, foi antes este a fazer um ‘assalto’ à liderança, terminando 16s à frente do Campeão do Mundo.

Ogier já tinha dito que a terceira posição servia perfeitamente aos seus interesses no Campeonato do Mundo, depois do seu principal adversário, Thierry Neuvile, ter ficado arredado da discussão do rali, ao dar um toque que lhe danificou uma roda do Hyundai na segunda etapa, pelo que não foi de estranhar que o francês gerisse este último dia de prova.

Assim, o protagonismo pertenceu a outros, nomeadamente Dani Sordo, que venceu a Power Stage que ‘rematou’ o rali, recolhendo os preciosos pontos correspondentes. Algo que Neuville falhou completamente, ao ficar apenas com o sexto tempo, a mais de três segundos do seu companheiro de equipa.

Assim sendo o belga da Hyundai sai da Alemanha sem qualquer ponto, perdendo a liderança do campeonato para Sébastien Ogier, que concluiu o rali a mais de meio minuto de Ott Tanak.

Juho Hanninen foi o melhor dos pilotos da Toyota, ao ser quarto num terreno onde seria pouco provável fazê-lo, dado tratar-se de uma prova em pisos de asfalto. E o finlandês ainda deu ‘um ar da sua graça’ ao vencer uma das especiais deste último dia.

Craig Breen também venceu uma classificativa nesta última tirada, mas foi quinto, e segundo melhor representante da Citroën, conseguindo roubar a quinta posição ao terceiro homem da M-Sport Ford, Elfyn Evans.

Atrás deles Jari-Matti Latvala tentou limitar os ‘danos’ provocados pelos problemas tidos no primeiro dia, enquanto Hayden Paddon foi o melhor representante da Hyundai, que ‘corria em casa’ mas que cedo viu Dani Sordo e Thierry Neuville ficarem arredados da luta pelas primeiras posições.

Classificação final

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) 2h57m31,7s
2º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Citroën) + 16,4s
3º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 30,4s
4º Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 1m49,2s
5º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 2m01,5s
6º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 2m03,4s
7º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 3m58,2s
8º Hayden Paddon/Scott Marshall (Hyundai) + 4m32,4s
9º Armin Kremer/Peter Winkelhofer (Ford) + 10m19m4s
10º Eric Camili/Benjamin Veillas (Ford) + 10m44,3s

Em destaque

Subir