Motores

Ott Tanak inicia Rali de Portugal a ganhar

Ott Tanak é o primeiro líder do Rali de Portugal 2018, depois de se impor na super especial de Lousada, que esta quinta-feira marcou o início desta que é a sexta prova do Campeonato do Mundo da especialidade.

Nos 3,36 quilómetros deste aperitivo, o estónio da Toyota necessitou de 2m34,3s para cumprir o percurso, superando 0,4s Teemu Suninen e Sebastien Ogier. Tanak, que mediu forças na mesma ‘manga’ com Andreas Mikkelsen, parte assim na frente para o segundo dia de prova, que compreende oito especiais de classificação, quase todas no Alto Minho, antes da Porto Street Stage, que remata etapa, cumprida por duas vezes.

Mas Sebastien Ogier, o líder do campeonato, não parte longe do estónio e tem tudo para poder atacar o comando do rali, ainda que a ordem de passagem favoreça quem passe mais tarde nas classificativas, como Kris Meeke, que foi o quarto mais rápido em Lousada e perdeu somente 1,4s, tal como sucedeu com Mikkelsen.

Até Thierry Neuville pode entrar na ‘equação’, já que o belga da Hyundai foi o sexto nesta super especial inicial, onde perdeu segundo e meio para Tanak, sendo que Elfyn Evans, Dani Sordo e Mads Ostberg são perfeitas incógnitas para a tirada de sexta-feira, pois estão separados por menos de meio segundo.

Nos WRC2 – destinado aos carros R5 – o sueco Pontus Tidemand, aos comandos de um dos Skoda Fabia oficiais, foi o mais rápido superando por sete décimas o francês Pierre-Yves Loubet, em Hyundai i20, e por 1,2s o também gaulês Stéphane Lefebvre, num Citroën C3.

Já entre os portugueses foi Joaquim Alves sobre Pedro Meireles, por somente uma décima, com Miguel Barbosa a ficar sete décimas atrás do piloto de Cesar, num domínio dos Skoda Fabia, já que Diogo Salvi foi o quarto classificado e Armindo Araújo, no Hyundai i20, só obteve a quinta marca a quase um segundo de Alves.

Classificação após a PE 1

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 2m34,3s

2º Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford) + 0,4s

3º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 0,4s

4º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 1,4s

5º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 1,4s

6º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1,5s

7º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 1,6s

8º Dani Sordo/Carlos del Barro (Hyundai) + 1,6s

9º Mads Ostberg/Torsten Eriksson (Citroën) + 1,7s

10º Esapekka Lappi/Jane Ferm (Toyota) + 1,8s

Em destaque

Subir