Nas Notícias

Os vírus podem ser os melhores antibióticos, acreditam cientistas de Aveiro

virus laboratorio

Os vírus podem ser mais eficazes do que os antibióticos. Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro deu uma prova disso ao travar infeções urinárias com um vírus que eliminou a bactéria. Por todo o mundo, os cientistas estudam os ‘vírus com fins medicinais’.

De acordo com a Universidade de Aveiro (UA), que explicou o feito em comunicado, um grupo investigadores conseguiu eliminar a bactéria ‘Enterobacter cloacae’, responsável por infeções urinárias, sem recorrer aos antibióticos: usou um grupo de vírus.

Conhecidos como ‘Fagos’, são vírus específicos que destroem as bactérias e são “inócuos para os seres humanos”, como explicaram os cientistas da UA, num artigo publicado na revista Virus Research.

A grande vantagem adicional dos vírus sobre os antibióticos, nesta primeira fase, é serem “muito mais baratos de aplicar do que os antibacterianos”.

“Este trabalho abre as portas a um futuro onde as bactérias nefastas para a saúde humana, muitas das quais resistentes a antibióticos, possam ser eliminadas de forma rápida, eficaz e sem efeitos secundários”, salientou Adelaide Almeida, citada no comunicado da UA.

De acordo com a investigadora, torna-se agora necessário compreender quais os vírus que podem substituir os antibióticos e quais as bactérias sobre as quais devem ser aplicados.

A técnica desenvolvida em Aveiro tem recebido destaque em todo o mundo por resolver dois problemas da indústria farmacêutica moderna: a crescente resistência das bactérias aos antibióticos e os elevados custos dos ensaios clínicos que comprovem a vantagem de novos fármacos.

Em destaque

Subir