Tecnologia

Os telefones modulares não dependem do Google: Projeto Ara está suspenso

É o fim (pelo menos para já) do sonho dos smartphones modulares: o Google suspendeu o famoso Projeto Ara. A esperança reside agora nos parceiros tecnológicos do gigante da informática.

A decisão, avançada pela Reuters e ainda não confirmada oficialmente pela Alphabet (a holding que detém os projetos do Google não ligados ao motor de pesquisa), não foi justificada.

De acordo com Bob O’Donnell, analista da TECHnalysis Research, o motivo terá estado nos elevados dos custos de produção.

Um telemóvel modular permite que o utilizador ‘instale’ os componentes que deseja, o que implica produzir esses componentes de forma isolada e conectável. E é precisamente isto, segundo o analista citado pela Reuters, que fez disparar os custos de produção.

A decisão do Google em suspender o Projeto Ara não significa, só por si, o fim do sonho de ver no mercado um smartphone modular.

Como acontece noutros projetos, o gigante tecnológico vinha a desenvolver o Ara em conjunto com outras empresas. Face às potencialidades de um smartphone personalizável consoante as finalidades pretendidas pelo utilizador, os especialistas acreditam que alguns dos parceiros vão assumir a continuidade do projeto.

Isto significa que o Google, mesmo sem comercializar o dispositivo como o faz atualmente com os smartphones Nexus e os portáteis Chromebook, poderá ‘trabalhar na sombra’ do telemóvel modular, que a chegar ao mercado terá uma marca não diretamente ligada à holding Alphabet.

Em destaque

Subir