Desporto

Os quatro jovens que mataram um árbitro, na Holanda, foram banidos

Richard Nieuwenhuizen

Em 2012, a Holanda ficou chocada ao saber que quatro jovens jogadores tinham agredido um árbitro, também amador, tão violentamente que a vítima acabou por morrer. Ontem, a federação holandesa (KNVB) anunciou que o quarteto foi banido da modalidade.

Os mesmos quatro jovens, que tinham idades entre os 15 e os 17 anos, já tinham sido condenados por um tribunal a dois anos de prisão, por agressão sem intenção de matar.

Ainda ao nível civil, a justiça holandesa tinha condenado o pai de um dos jovens a seis anos de prisão.

“Este trágico incidente ficará para sempre como parte da história do futebol holandês. Trabalharemos para que algo assim nunca volte a acontecer”, afirmou, em comunicado, o diretor do departamento não-profissional da KNVB.

Foi a 2 de dezembro de 2012 que Richard Nieuwenhuizen, o árbitro assistente durante uma partida de futebol nas instalações do Buitenboys B3, da cidade de Almere, foi agredido da cabeça e no tronco por cinco jogadores do Nieuw-Sloten B1, de Amesterdão.

O árbitro foi transportado para um hospital, onde acabaria por morrer passados dois dias.

Ao quinto jovem envolvido, a KNVB aplicou uma suspensão de cinco anos, por ter “reconhecido as suas responsabilidades no ato e por ter mostrado arrependimento”, de acordo com o mesmo comunicado.

Os restantes quatro apanharam a pena mais alta que o Conselho de Disciplina da federação holandesa pode aplicar, não podendo voltar a jogar como filiados.

Em destaque

Subir