Motores

Os primeiros pontos de Francisco Abreu

A segunda corrida do TCR Europa em Zandvoort foi bastante positiva para as cores portuguesas, já que tanto Francisco Mora como Francisco Abreu terminaram nos pontos.

O piloto do Porto foi oitavo, depois de uma prova sempre em ascensão, ainda que a dada altura tenha sido pressionado por um adversário, enquanto o madeirense se estreou a pontuar, após ter cortado a meta na 10ª posição, que por via de uma penalização ao húngaro Daniel Nagy se transformou em nono lugar.

“Fiz uma excelente partida no meio do pelotão, subindo de imediato ao 12º, para depois terminar a primeira volta em 10º, colado a quem seguia à minha frente”, começou por contar Francisco Abreu, que chegou a rodar em nono e com aspirações a ganhar mais posições, mas depois o seu Peugeot 308 TCR começou a evidenciar problemas de travões.

“Foi um pouco preocupante, pois as travagens tornaram-se mais complicadas. Mas não baixei os braços. As excelentes sensações que tive nas primeiras voltas, discutindo posições, com o Stian Paulsen, que seguia à minha frente, fizeram-me sentir muito confortável ao volante do 308 TCR. Estávamos lá confirmando a evolução registada ao longo do fim de semana e, particularmente, desde Paul Ricard”, salientou o piloto madeirense.

“Depois o sobreaquecimento das pastilhas fez-me ter de travar mais cedo que os demais e isso refletiu-se nos tempos por volta. Fiz tudo para ir buscar o nono lugar, que era do Dainel Nagy, andando em cima dele muito tempo, registando-se diferenças de décimos de segundo por volta, discutindo travagens numa pista que esteve especialmente mais suja pelas demonstrações dos Fórmula 1e a corrida de caravanas da Red Bull. Além da areia que, de vez em quando vinha da praia e fazia variar as condições de aderência”, lembrou também Francisco Abreu.

O piloto da Peugeot Portugal mostra-se muito satisfeito com a sua evolução: “Consegui rodar em tempos próximos dos pilotos da frente, algo muito significativo da evolução registada ao logo destes dias. Entretanto, e fruto da penalização de 10 segundos dada ao Nagy, pelo o seu envolvimento noutra situação de corrida, vi-me elevado ao nono lugar. É um resultado muito bom, premiando tudo o que os elementos da equipa Sportrs & You têm feito para colocar o meu 308 TCR no ponto”.

O Campeonato TCR Europa regressa a 9 e 10 de junho com mais duas corridas no circuito belga de Spa-Francorchamps.

Em destaque

Subir