Economia

Os portugueses estão a beber cada vez menos cerveja

Entre 2005 e 2014, o consumo de cerveja caiu de 61 litros per capita, para 46 litros. São menos 15 litros por pessoa, o que deixa a indústria preocupada, ainda que no último ano esta tendência tenha sido travada.

Numa década, o consumo de cerveja per capita caiu de uns generosos 61 litros para apenas 46 litros, verificados em 2014. A tendência de descida foi travada em 2015, mas a Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja (APCV) não deixa de estar apreensiva.

E por que razão os portugueses estão a beber menos cerveja? De acordo com Rui Lopes Ferreira, presidente da APCV, trata-se de um reflexo da crise financeira, que levou a que os portugueses procurassem menos os restaurantes, que em 2012 até viram o IVA aumentar de 13 para 23 por cento.

Esse agravamento fiscal foi entretanto anulado, pelo atual Governo, e poderá ter reflexos nos futuros dados do consumo. É que é no setor da restauração que se regista grande parte das vendas em Portugal: 64 por cento do total.

“O consumo de cerveja por habitante caiu 22 por cento de 2010 a 2015. Era de 59 litros per capita e em 2015 foi de 46 litros. Em consequência, a produção de cerveja no mercado interno caiu 11 por cento no mesmo período”, realça Rui Lopes Ferreira, em declarações ao Público.

A travar esta queda na produção estiveram as exportações. A contribuição fiscal nestes últimos cinco anos neste setor aumentou 28 por cento, por ‘culpa’ do aumento de impostos e da exportação.

Além do IVA, produtos como a cerveja estão sujeitos ao Imposto Especial sobre o Consumo. A associação que tutela o setor espera que o Governo analise esta realidade, porque estão em causa postos de trabalho.

Há menos 22 por cento de consumo interno, mas maior carga fiscal: mais 22 por cento.

Em destaque

Subir