Cultura

‘Os Lusíadas’ em dez horas no Campo Alegre

Ator_Antonio_Fonsea_900

No dia 10 de junho, Dia de Portugal e data que assinala a morte de Luís Vaz de Camões, o ator António Fonseca sobe ao palco do Auditório do Teatro Municipal Campo Alegre para recitar a maior obra da literatura portuguesa, ‘Os Lusíadas’.

O espetáculo é apresentado das 10h00 às 13h00 (Cantos I a III), das 15h00 às 20h00 (Cantos IV a VIII) e das 21h30 às 23h30 (Cantos IX e X).

Foram necessários dois anos e meio para António Fonseca decorar os oito mil oitocentos e dezasseis versos de ‘Os Lusíadas’, que serão entoados ao longo de dez horas no Campo Alegre, dedicando uma hora a cada um dos dez cantos. O espetáculo envolve ainda 120 cidadãos, que se juntam ao ator para a leitura do canto X.

O ator disse, pela primeira vez, os dez cantos, em Guimarães, em 2012. Vai voltar a fazê-lo dia 30 de maio, no Centro de Arte de Ovar, a 6 de junho no Theatro Circo de Braga, a 10 de junho no Teatro Municipal Campo Alegre e a 13 de junho no Centro Cultural de Felgueiras.

António Fonseca estudou filosofia e teatro. É ator desde 1977. Entre os seus trabalhos mais recentes em teatro encontramos ‘Waiting for Godot’, de Samuel Beckett, com encenação de Miguel Seabra, pelo qual foi nomeado para os Globos de Ouro – melhor ator; ‘A Tempestade’ de W. Shakespeare, encenado por Luís Miguel Cintra; ‘Ivanov’, de Tchekov, encenado por Tonan Quito, ou ‘O Preço’ de A. Miller, com encenação de João Lourenço.

Trabalha regularmente em televisão. No cinema, foi nomeado para os prémios Sophia, na categoria de melhor ator secundário, por ‘Florbela’, de Vicente Alves do Ó.

Em destaque

Subir